Abdominal Invertido – Veja Como Fazer e Conheça Seus Benefícios

Abdominal Invertido – Veja Como Fazer e Conheça Seus Benefícios

Você conhece o exercício abdominal invertido? É uma excelente alternativa ao abdominal tradicional para trabalhar o seu abdômen.

O abdominal simples está presente em praticamente todos os treinos de academia, sendo um exercício clássico que todos conhecem e fazem.

Mas, para as pessoas que desejam melhorar o seu desempenho e desejam ter um treino mais pesado e intenso.

Existem outros tipos de abdominal que trabalham diferentes músculos.

Portanto, para ter um treino mais completo e saber realizar o abdominal invertido sem sofrer nenhum tipo de lesão, continue lendo esse artigo.

O Que É Abdominal Invertido?

abdominal-invertidoPara você ter um treino completo, é necessário conseguir treinar todos os grupos musculares.

Um dos principais tipos de exercício que você deve incluir no seu treino são exercícios que buscam fortalecer o core.

Pois, esse fortalecimento auxilia na execução dos demais exercícios, e até mesmo de atividades do dia a dia.

Por isso, o abdominal invertido é um exercício fundamental para ter no seu treino.

O abdominal invertido é um tipo de abdominal que irá ativar mais músculos do que o abdominal tradicional.

Como o próprio nome já diz, ele irá focar nos músculos abdominais inferiores. Assim, os músculos que esse exercício utiliza são:

  • Reto abdominal;
  • Iliopsoas;
  • Oblíquo externo;
  • E reto femoral.

Pois, durante a realização desse tipo de abdominal, você irá flexionar também o seu quadril.

Por isso, além dos músculos normalmente ativados em uma abdominal, que são o reto abdominal e o oblíquo externo, você também irá ativar os outros músculos.

Sendo assim, é considerado um exercício de médio impacto e que pode trazer muitos benefícios ao seu treino.

Benefícios do abdominal invertido:

Por ser muito diferente do abdominal tradicional, traz benefícios que o tradicional não traz.

Mas, além disso, não causa os problemas causados pelo abdominal simples, como dor nas costas e no pescoço.

Entretanto, um dos seus principais benefícios é trabalhar os músculos inferiores, que são essenciais em muitas atividades que realizamos no nosso dia a dia.

Portanto, além de definir essa região, torna essas outras atividades mais fáceis de serem realizadas.

Ainda, fortalecer os músculos presentes no abdômen é uma excelente maneira de cuidar das suas costas, prevenindo diversos problemas de coluna.

Também, o seu movimento faz com que as suas costas se mantenham retas o tempo todo.

Com isso, há uma correção na curva interna da sua coluna, melhorando a sua postura.

Outro benefício é que ao trabalhar com os músculos abdominais inferiores, há um aumento da flexibilidade desses músculos.

Pois, para estabilizar o seu corpo durante o movimento, você acaba trabalhando diversos músculos que raramente são trabalhados.

Como Executar O Abdominal Invertido Corretamente?

abdominal-invertidoA execução incorreta desse exercício pode gerar graves lesões. Por isso, é muito importante que você o saiba executar corretamente.

Além disso, muitas vezes a execução parece estar correta, pois não há lesões, mas não está e pode não trazer os resultados esperados.

Portanto, primeiro, pegue um tapete ou colchonete para deitar sem se machucar.

Então, deite com as costas para baixo, e com os pés no chão, flexione as suas pernas em um ângulo reto.

Para realizar o movimento corretamente, deixe o seu braço no chão, com as mãos viradas para baixo. Isso irá lhe dar uma maior estabilidade.

Para iniciar, você irá dobrar os seus joelhos e os levar em direção ao seu tórax, contraindo o seu abdômen.

Nesse momento, você deverá tirar os quadris do chão, o levantando. Ao fazer isso, você irá contrair bem os músculos do seu abdômen e quadril.

Então, você deverá voltar para a posição inicial, mas de maneira controlada.

Ao estender as pernas novamente, preste bem atenção para manter a coluna sempre ereta e apoiada no chão.

Formas de variar este exercício:

Você ainda pode fazer umas modificações no exercício, se quiser focar em alguma parte do abdômen.

Para focar na parte inferior da barriga, você pode realizar o exercício com a perna sempre esticada.

Ainda, você pode fazer a versão unilateral, onde deve levantar apenas uma perna de cada vez, e levantar um pouco o seu tronco.

Além disso, o exercício pode ser feito no banco, com você sentado e levando a perna na direção do seu corpo.

Também, algumas pessoas gostam de fazer esse exercício no banco declinado, puxando a perna para o alto.

Mas, esse exercício exige um pouco mais de força e condicionamento.

Cuidados ao se tomar no abdominal invertido:

Por ser um exercício que exige muito do seu corpo, todo cuidado é pouco. E existe uma série de cuidados que você deve tomar.

Primeiro, o quanto você leva a sua perna na direção do seu corpo pode variar de pessoa para pessoa.

Se você está começando agora, você pode ir com calma, e com o tempo, começa a levantar mais o quadril e fazer o movimento completo.

Além disso, algumas pessoas podem sentir dificuldade na hora de levar os joelhos ao tronco, por falta de flexibilidade.

Por isso, é interessante incluir exercícios para melhorar a flexibilidade, o que irá ajudar no seu treino.

Por último, é muito importante que você sempre mantenha a coluna esticada e em posição neutra, para não colocar peso na região lombar.

Lembre-se sempre que você deve respeitar os seus limites, e se possuir algum problema, principalmente na região da coluna, esse exercício não é indicado.

Por isso, é necessário saber as suas limitações e ter o acompanhamento de um profissional para saber se está apta ou não a esse exercício.

Conclusão

abdominal-invertidoPortanto, agora você já conhece o abdominal invertido, quais músculos que ele trabalha e como executá-lo corretamente.

São muitos benefícios que você consegue inserindo esse exercício no seu treino, mas lembre-se de tomar cuidado.

Por ser um exercício que mexe com a coluna, você deve tomar muito cuidado para não gerar alguma lesão mais grave.

Por isso, é importante sempre ter o acompanhamento de um profissional. Além disso, conforme você vai melhorando, pode até mesmo trocar o exercício.

Pois, existem diversos tipos de abdominal invertido, de acordo com as suas habilidades e condicionamento.

Então, esse artigo foi bom para você? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

 

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