Veja Como É Possível Hipertrofiar Usando Apenas O Peso Do Corpo

Veja Como É Possível Hipertrofiar Usando O Peso Do Corpo Apenas

Você acha que é possível hipertrofiar usando o peso do corpo como carga para o ganho de massa muscular?

Muita gente duvida muito desses treinos que não utilizam aparelhos, nem cargas. Afinal, nos ensinaram que quanto maior a carga, melhor o resultado.

Então, se não estou utilizando carga, será que não terei resultado? Não é bem assim. Pois, podemos sim utilizar o nosso próprio corpo como carga.

Portanto, continue lendo esse artigo para entender como é possível alcançar a hipertrofia sem utilizar pesos ou aparelhos.

É possível hipertrofiar usando o peso do corpo apenas?

hipertrofiar-usando-o-peso-do-corpoVamos começar falando que sim, é possível hipertrofiar usando o peso do corpo apenas. Nos últimos dias, tivemos que adaptar o nosso treino para dentro de casa.

Com isso, há a dificuldade da falta de equipamentos e acessórios. Por isso, os exercícios utilizando apenas o peso do corpo entram em pauta.

Mas, será que são eficientes? Se você é iniciante na musculação, se resolveu começar a treinar agora durante a quarentena, os efeitos de um treino com o peso do corpo podem ser excelentes.

Pois, o seu corpo não está acostumado com nenhum estímulo. Assim, com o estímulo do peso do seu corpo, você conseguirá atingir a hipertrofia facilmente.

Dessa maneira, você cria uma base para começar a se exercitar e consegue ganhar massa muscular.

Além disso, é um excelente tipo de treino para se começar a ganhar massa muscular. Pois, como não utiliza equipamento, acaba sendo muito seguro.

Por isso, é excelente para fazer em casa. Apesar do ideal ser fazer com a supervisão de um profissional, são exercícios com menores riscos de lesão.

Mas, se você já treina há muito tempo e está acostumado a carregar pesos, esse tipo de treino pode ser mais difícil para você.

Pois você terá que fazer um treino mais intenso, e exigir mais do seu corpo para conseguir alcançar a hipertrofia apenas com o peso do corpo.

Mas, isso não quer dizer que não seja possível, pois é possível sim. Principalmente para os membros superiores, você encontra muitos exercícios que conseguem sobrecarregar positivamente esses músculos.

Para os membros inferiores pode ser um pouco mais difícil de achar, mas não impossível. É necessário então muita dedicação, em todo o corpo.

Afinal, um dos principais benefícios desse tipo de exercício é a consciência corporal que você ganha, melhorando o equilíbrio e a flexibilidade.

Como hipertrofiar usando o peso do corpo?

hipertrofiar-usando-o-peso-do-corpoEntão, com certeza, se você não tem como fazer um treino com equipamentos, hipertrofiar usando o peso do corpo pode ser muito eficaz.

Para começar, você pode, e deve, realizar exercícios aeróbicos junto com o seu treino, para aumentar os danos.

Muita gente recomenda que você faça pelo menos 3 vezes na semana exercícios aeróbicos, principalmente se você busca perder gordura e definir o corpo.

Além disso, uma coisa muito importante antes de começar o treino para hipertrofiar usando o peso do corpo, é se alongar.

Pois, você fará exercícios usando apenas o peso do corpo, e isso pode fazer com que você faça movimentos que não estava acostumado.

Por isso, o alongamento é muito importante para evitar qualquer tipo de lesão. Então, em geral, são duas técnicas mais conhecidas de treino utilizando apenas o peso do corpo:

  • Calistenia;
  • Treino Funcional.

Ambos os treinos possuem como uma das consequências a maior consciência corporal e a definição muscular, podendo atingir a hipertrofia nas duas modalidades.

Mas, muitas pessoas acham que são sinônimos, mas iremos explicar um pouco de cada uma.

1. Calistenia:

A calistenia não utiliza nenhum tipo de acessório para a realização dos exercícios. Sendo assim, o peso do corpo é a única sobrecarga que você terá em seus exercícios.

Em alguns exercícios, você pode até mesmo utilizar alguma barra para auxiliar na execução, mas não passa disso.

Mas, essa prática deve ser feita com muito cuidado por pessoas que já possuem lesões, não sendo tão indicada assim.

Por isso, é um treino ideal para quem busca, além de hipertrofiar, melhorar a sua flexibilidade e até mesmo a sua postura.

Pois, atua muito no tronco e nos membros superiores. Entre os seus exercícios mais utilizados, estão abdominal e flexão, além de:

  • Barra fixa: você deve colocar as duas mãos na barra e flexionar o cotovelo, levando o seu corpo em direção a barra. A sua cabeça deve passar da barra para ser completo. Então, desça e faça novamente;
  • Parada de mão: é a famosa bananeira. É você conseguir ficar parado com o seu corpo esticado na vertical, de cabeça para baixo, apoiando as mãos no chão.

2. Treino Funcional:

O treino funcional, apesar de utilizar também o peso do próprio corpo como carga, utiliza vários acessórios e pode ser encontrado mais facilmente, até mesmo em treino de academia.

Esse treino é indicado para quem, além de hipertrofiar, procura um treino de agilidade. Além disso, o funcional trabalha o corpo de forma integral, trabalhando igualmente todos os membros, tanto inferior quanto superior.

Entretanto, para quem possui problema na coluna, ou algum desvio postural, esse treino não é indicado.

Um dos seus exercícios mais conhecidos é o agachamento, mas temos também muitos outros, como:

  • Prancha: você deve apoiar os cotovelos, antebraços e pés no chão, mantendo o corpo estendido e suspenso. Você deve contrair o abdômen e manter o corpo totalmente alinhado;
  • Espanta dragão: esse exercício você já pode ter visto na academia. Nele, você flexiona os joelhos, ficando agachado, e segura uma corda em cada mão. Então, irã mexer o braço, batendo com as cordas no chão.

Conclusão

hipertrofiar-usando-o-peso-do-corpoEntão, agora você conhece duas técnicas para hipertrofiar usando o peso do corpo e nada mais.

Sendo assim, em ambas as práticas, os exercícios devem ser feitos com muita atenção e calma, para evitar qualquer tipo de lesão.

Por serem movimentos que você não está acostumado a fazer, pode ser que você sinta um certo desconforto e dificuldade, então, faça com calma.

Portanto, se esse artigo foi útil para você, deixe aqui o seu comentário.

 

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