Como Evitar A Perda De Massa Muscular Durante A Quarentena

Como Evitar A Perda De Massa Muscular Durante A Quarentena

Se você tinha o costume de malhar na academia antes da quarentena, deve estar preocupado com a perda de massa magra na quarentena.

Pois, com a mudança nas nossas rotinas, o treino pode ter sido deixado de lado e você está vendo o seu corpo mudar.

Mas, não precisa ser assim. Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar essa perda de massa magra na quarentena.

Portanto, continue lendo o artigo para saber o que você precisa fazer para ganhar massa muscular na quarentena.

Importância de Evitar a Perda de Massa Muscular

perda-de-massa-muscular-na-quarentenaCom a quarentena, os nossos hábitos mudaram muito. Com isso, o nosso corpo pode sentir muita diferença.

Pessoas que tinham o hábito de ir para academia e treinar intensamente, agora não podem mais.

Mas, então, como fica a sua massa muscular com tudo isso? Se você para de se exercitar você acaba perdendo a sua massa muscular.

Massa muscular que você conquistou com tanto esforço durante muito tempo de treino e dedicação.

Por isso, é muito importante que você não ficar parado e começar a se exercitar em casa para evitar essa perda de massa magra na quarentena.

Se você já perdeu massa muscular nesse tempo, não precisa se preocupar tanto porque ainda há tempo.

Os nossos músculos possuem uma memória, conhecida como memória muscular. Se você passa um tempo sem treinar, você já sente a diferença no seu corpo, certo?

Mas, o mesmo acontece quando você volta a treinar. Por você ter essa memória muscular, assim que você volta a treinar, os seus músculos irão se recuperar rapidamente.

Você não vai precisar de tanto tempo quanto precisou para fazer esses músculos crescerem da primeira vez.

Como Evitar a Perda de Massa Muscular na Quarentena?

perda-de-massa-muscular-na-quarentenaMas, então, o que você pode fazer para evitar essa perda de massa magra na quarentena? Em geral, existem 3 coisas que você pode fazer:

  • Treino em casa;
  • Dieta equilibrada;
  • Descanso adequado.

Esses são os pilares fundamentais para você parar de perder massa muscular na quarentena e até mesmo começar a ganhar.

1. Treino em casa

Então, a primeira coisa que você deve fazer é voltar a treinar. Pois, é possível sim fazer um bom treino em casa.

Para isso, devemos focar o nosso treino em exercícios que utilizem o peso do próprio corpo para o ganho de massa muscular.

Muita gente é muito cética quando estamos falando sobre esse tipo de exercício, achando que não tem o mesmo efeito.

Mas, se você os fizer de maneira correta, eles podem ser tão eficazes quanto.

Além disso, eles trazem benefícios que os exercícios que você faz na academia não trazem como maior consciência corporal, equilíbrio e flexibilidade.

Para você entender melhor quais são esses exercícios, alguns exemplos:

Para você ter um melhor resultado, principalmente se está acostumado com treinos intensos, faça o maior número de repetições que conseguir, até começar a falhar.

Além disso, esteja sempre fazendo novos exercícios, ou modificando os exercícios que já costuma fazer.

Pois, assim você gera novos estímulos para o seu corpo, que pode ser benéfico para o crescimento muscular.

Ainda, procure fazer os exercícios lentamente e adotar a técnica de isometria, ficando na posição por alguns segundos, respeitando claro o seu limite.

2. Faça uma dieta equilibrada

Um treino intenso não é suficiente, muito menos a única solução, para evitar a perda de massa muscular e começar a aumentar os seus músculos.

Durante a quarentena é muito comum que os nossos hábitos alimentares também mudem.

Afinal, é uma situação única, que mexe com os nossos horários e as nossas emoções.

Por isso, muitas pessoas têm comido mais do que o normal, impulsionados pela ansiedade da quarentena.

Portanto, é muito importante que você não caia nessa rotina de comer mal, pois isso irá piorar a situação e irá gerar uma maior perda de massa magra na quarentena, além de acumular mais gordura.

Ao invés disso, busque uma alimentação saudável e equilibrada para manter o peso do seu corpo, assim como a sua massa muscular.

Você deve focar na proteína, que é o nutriente responsável por reparar e aumentar a massa muscular.

Então, busque se alimentar com proteína após os treinos para evitar o catabolismo, que acelera a perda de massa muscular.

Além disso, procure comer alimentos ricos em proteínas em todas as suas principais refeições, e sempre comer algo de 3 em 3 horas.

Ainda, o sugerido por especialistas é ingerir entre 1 e 2 Kgs por dia de proteína por quilo que você pesa.

Os melhores alimentos para isso são:

3. Tenha uma boa noite de sono para evitar perda de massa muscular

Outra coisa afetada pela quarentena é a qualidade do nosso sono. Pois, com horários desregulados tudo fica diferente.

Muitas pessoas estão indo dormir muito tarde, ou tendo dificuldade para dormir, dormindo então poucas horas por dia.

Mas, para evitar a perda de massa magra na quarentena, isso não pode acontecer. Pois, é durante o sono que o nosso músculo se recupera, e assim, cresce.

Para isso, são necessárias entre 7 e 8 horas de sono. Não existe um tempo exato, pois pode variar de pessoa para pessoa, mas essa é a média.

Ao dormir bem, você ajuda o seu corpo a preservar a sua massa corporal.

Pois, nesse momento, o seu corpo trabalha fazendo síntese de hormônios, e esses hormônios serão responsáveis pela hipertrofia dos seus músculos.

Além disso, uma boa noite de sono faz com que você recupere as suas energias e esteja pronto para treinar no dia seguinte.

Conclusão

perda-de-massa-muscular-na-quarentenaEntão, agora você já sabe o que você pode fazer para evitar a perda de massa magra na quarentena.

Tudo que você precisa ter é foco e se motivar nesse momento tão difícil. Apesar de não ser fácil, com dedicação você consegue.

Com uma alimentação equilibrada, um treino eficaz e uma boa noite de sono, você pode manter o seu corpo e até mesmo ganhar massa muscular.

E ai, vai tentar adicionar esses novos hábitos na sua rotina da quarentena? Conta pra gente nos comentários.

 

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