Peso Livre Ou Usar Aparelhos? Qual É Melhor Para Hipertrofiar?

Peso Livre Ou Usar Aparelhos? Qual É Melhor Para Hipertrofiar?

Você está buscando um treino completo para hipertrofiar e ganhar massa muscular mas não sabe qual é o melhor para você: peso livre ou aparelhos?

É uma dúvida e um debate constante entre diversos especialistas. Cada um defende o que acredita, mas afinal, qual é o melhor para você?

Portanto, separamos os dois e analisamos como eles fazem os seus músculos atingirem a tão sonhada hipertrofia.

Então, para saber quais são os prós e os contras de cada modalidade, continue lendo esse artigo e escolha o melhor para você.

Peso Livre ou Aparelhos: Qual É A Diferença?

peso-livre-ou-aparelhosQuando falamos em atingir a hipertrofia muscular, temos muitas opções de exercícios que podemos fazer.

E um dos maiores questionamentos de quem busca esse desenvolvimento físico é qual é a melhor maneira de treinar para atingir a hipertrofia: com peso livre ou aparelhos?

Quando as máquinas surgiram, todos migraram para elas, por serem tão fáceis e gerarem resultados.

Mas, com o tempo, percebeu-se que elas podem ignorar alguns músculos e tornar o treino menos dinâmico.

Com isso, começou um debate que até hoje não tem uma resposta exata. Pois, tudo irá depender de qual é o seu objetivo ao treinar.

Pois, cada um possui algumas vantagens sobre o outro. Por isso, para responder essa pergunta é preciso uma análise um pouco mais aprofundada.

Mas, sim, cada modalidade trará um resultado diferente. Para que você entenda melhor, iremos falar sobre cada uma delas.

Peso livre

Os exercícios com peso livre na musculação são aqueles que utilizam cargas, sem depender de um equipamento. São elas:

  • Barras;
  • Anilhas;
  • Halteres;
  • Tornozeleiras;
  • Entre outros.

Por isso, eles permitem uma maior mobilidade e uma maior variedade de exercícios possíveis. Por ser mais livre, acaba permitindo uma maior movimentação.

E isso faz com que você necessite ter um maior controle dos seus músculos na execução da atividade e no manejo das cargas.

Então, a hipertrofia com peso livre ocorre através dos movimentos funcionais, e treinando músculos secundários e, principalmente, estabilizadores.

Com isso, o esforço que você faz acaba sendo maior, além de conseguir trabalhar mais músculos além dos maiores e principais.

E isso faz com que o processo de ganho de massa muscular acelere, trazendo mais resultados.

Por tudo isso, acaba gerando uma ativação maior dos músculos, queimando mais calorias e gorduras.

Mas, não são só vantagens para os pesos livres. Exatamente por ter essa maior mobilidade, acaba se tornando mais perigoso.

Pois, você não tem nada para te estabilizar. Por isso, qualquer erro, como uma postura errada, pode gerar lesões.

Aparelhos

Ao contrário do peso livre, os aparelhos são fixos, ou seja, são estáveis.

Por serem aparelhos já pensados em um objetivo, eles são ideais para quem está buscando exercícios com um objetivo específico.

Pois, cada movimento no aparelho já é pensado para uma finalidade específica. Portanto, é bom para quem está buscando o ganho de massa e fortalecimento em um músculo específico.

A hipertrofia nos aparelhos é atingida pelo isolamento dos músculos de maneira eficiente, forçando apenas o músculo que você deseja a trabalhar.

Por esse motivo, acaba sendo a preferência de muitos fisiculturistas.

Por terem uma maior estabilidade, são indicados, principalmente, para quem está iniciando agora na musculação.

Afinal, na maioria dos aparelhos você já fica na postura correta necessária para realizar o exercício.

Por isolar o foco em uma região específica, acaba sendo possível aumentar a carga e o número de repetições mais facilmente.

Mas, esse isolamento que pode ser uma vantagem para muitos é desvantagem para outros.

Pois, não são exercícios funcionais. Com isso, não realizam movimentos naturais que fazemos no nosso dia a dia.

Além disso, pelo próprio aparelho já proporcionar uma estabilidade, não trabalha os músculos estabilizadores e secundários.

Descubra Qual É O Melhor Para Você: Peso Livre ou Aparelhos

peso-livre-ou-aparelhosEntão, agora você entende um pouco como cada uma dessas modalidades funcionam e quais as suas vantagens.

Mas, talvez você ainda não saiba dizer qual é o melhor para você. Portanto, na verdade, o melhor treino irá misturar os dois tipos de exercícios.

Pois, ao unir o peso livre ou aparelhos você consegue um treino completo, com as vantagens dos dois.

Mas, você irá montar o seu treino, de acordo com o seu corpo e o seu objetivo. Assim, você deve colocar mais peso livre ou mais aparelhos de acordo com as suas necessidades.

Por exemplo, para realizar atividades com peso livre, você deve ter o acompanhamento de um profissional para começar.

Pois, é muito fácil você fazer o movimento de maneira errada e acabar se machucando.

Já para utilizar os aparelhos é mais fácil caso você não tenha ninguém para lhe ajudar, pois o próprio já lhe dá suporte e estabilização.

Ao mesmo tempo, para trabalhar o seu corpo como um todo e fortalecer os seus músculos estabilizadores para evitar lesões, o ideal é exercício com peso livre.

Enquanto isso, se você estiver lesionado, os aparelhos podem ser a melhor opção para você.

Pois, por trabalhar de maneira isolada, você pode exercitar o resto do seu corpo sem exigir nada da região que está machucada.

Portanto, não existe uma resposta, você deve ver qual é o tipo de exercício que se adapta melhor no seu objetivo: peso livre ou aparelhos?

Então, você deve colocar mais exercícios desse tipo no seu treino, mas nunca somente ele. É importante que tenham exercícios dessas duas modalidades no seu treino para ele ser completo.

Conclusão

peso-livre-ou-aparelhosPortanto, agora você já sabe todas as características e pode escolher qual é a sua prioridade, se é o peso livre ou aparelhos.

Lembrando que é uma questão de prioridade, mas você deve buscar colocar os dois tipos de exercícios no seu treino, se possível.

Além disso, fique sempre atento ao seu corpo e o que ele está precisando para saber o que é melhor para você.

E, independentemente do tipo de treino que você escolher, peça a ajuda de um profissional para evitar possíveis lesões.

Então, esse artigo foi útil para você? Se sim, deixe aqui o seu comentário.

 

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