Pular Corda – Veja Como Essa “Brincadeira De Criança” Pode Ser Um Poderoso Aeróbico

Pular Corda – Veja Como Essa “Brincadeira De Criança” Pode Ser Um Poderoso Aeróbico

Você sabia que pular corda é um dos melhores exercícios aeróbicos que você pode fazer para queimar caloria e definir o seu corpo?

Muitos olham para essa atividade como uma brincadeira de criança. Mas, se feita com técnica pode trazer muitos benefícios para o seu corpo inteiro.

Por isso, é um treino que tem ganhado muitos adeptos, principalmente quando temos que treinar dentro de casa.

Então, para saber tudo sobre esse exercício, continue lendo esse artigo que lhe daremos as melhores dicas para a sua execução.

Pular Corda É Um Bom Exercício Aeróbico?

pular-cordaPara você que está buscando um exercício de alta intensidade, que faça você realmente cansar, pular corda é uma excelente ideia.

Principalmente quando temos que ficar em casa e não temos tempo, ou não podemos, sair para nos exercitar,  a corda é uma ótima alternativa.

Acontece que por ser uma atividade muitas vezes utilizada por crianças, como uma brincadeira, poucas pessoas conseguem ver que pode ser um treino sério.

Mas, é possível sim fazer um treino completo com corda, que pode trazer muitos benefícios para você.

Não estamos falando aqui de brincar de corda que nem você pulava como era criança, e sim criar um treino com esse exercício.

Não é a toa que a corda é utilizada como treino e aquecimento por lutadores, para melhorar o condicionamento físico.

Pois, o treino com corda pode ser aquele treino que você termina pingando de tanto suar.

Sendo assim, esse exercício é excelente para trabalhar o seu condicionamento físico, sem precisar de muita coisa, nem muito espaço.

Ainda, apesar de parecer fácil, por ser uma brincadeira de criança, não é bem assim quando você a faz em um treino.

Utilizar essa atividade em um treino requer agilidade pois você precisa manter o ritmo e fazer o movimento correto e, em geral, de maneira rápida.

Assim, faz com que você gaste muita energia, ou seja, caloria para a sua execução. Em média, você consegue queimar 800/900 calorias em uma hora de treino.

Sendo assim, é uma atividade aeróbica que gera uma das maiores queimas calóricas entre todas.

Quais são os benefícios de pular corda?

Por ser uma atividade aeróbica intensa, traz consigo os benefícios dos aeróbicos. Por isso, talvez o principal benefício seja a melhoria e o desenvolvimento do seu sistema cardiorrespiratório.

O tornando mais preparado para atividades físicas, fortalecendo o seu corpo em geral e melhorando a sua resistência física.

Além disso, por ser uma atividade que trabalha muito com a perna, traz como consequência o fortalecimento da musculatura da perna.

Você pode ter certeza que uma pessoa que tem o costume de treinar pulando corda tem a perna definida, principalmente a panturrilha.

Além da perna, outra região do corpo que é muito trabalhada nesse treino é a região do abdômen.

Pois, para fazer o movimento de pular, da maneira correta, você deve fazer força no abdômen, o fortalecendo e definindo.

Por isso, é um treino muito recomendado para pessoas que desejam emagrecer e definir o corpo.

Mas, não só por isso. Pois, por ser um exercício intenso, promove uma grande queima calórica, sendo perfeito para quem tem pouco tempo e deseja queimar muita caloria.

Ainda, como foi falado, por ser uma atividade que trabalha com velocidade e atenção, acaba trabalhando a sua agilidade e o seu foco.

Pois, em um treino você deve manter a postura e agilidade nos movimentos, mesmo quando está cansado. Assim, você também melhora o seu equilíbrio e até mesmo a sua coordenação motora.

Como Fazer Um Treino Baseado Em Pular Corda?

pular-cordaMas então, como fazer esse treino? É só pular corda por alguns minutos e já é suficiente?

São muitas as maneiras de treinar com corda. Pois, além de existirem várias maneiras de fazer o exercício, você também pode variar nas sequências.

Mas, antes de mais nada, pular corda não é tão simples quanto parece. Para você executar o exercício corretamente, existem algumas dicas que você deve seguir.

Primeiro, cuidado com as mãos. Elas devem estar um pouco acima da cintura.

A posição delas é importante para que você não sinta dor no cotovelo, pois este deve estar dobrado de maneira confortável.

Outra dica importante é para prestar atenção no seu pé na hora de pular. Pois, você deve pular sempre com a ponta do pé, e nunca com o calcanhar.

Porque ao pular encostando o calcanhar no chão você pode acabar gerando lesões, e não é o que queremos.

Além disso, a eficiência do seu treino não depende da altura que você pula. Por isso, pule baixo para se manter no ritmo e concentrado.

O importante é pular em uma altura suficiente para passar a corda, sem exagerar.

E não espere que você já comece pulando rápido e mantendo um bom ritmo. Pois, é tudo questão de treino e técnica, e isso pode levar um tempo.

Por isso, a principal dica e focar no ritmo e tentar dominá-lo. Assim, você vai se sentindo confortável para eventualmente aumentar a velocidade e a intensidade do treino.

Mas então, como pular corda? Temos o jeito tradicional, mas você também pode pular cruzando os braços ou até mesmo a corda.

Porém, isso é indicado apenas depois de muita prática.

Sequências

Você pode fazer diversas sequências, variando a corda com alguma outra atividade, revezando.

Por exemplo, um exercício muito feito é pular corda por 2 minutos, em alta intensidade, e depois ficar 1 minuto fazendo outra atividade. Essa atividade pode ser:

  • Prancha;
  • Flexão;
  • Abdominal;
  • Entre outras.

Então, depois que esse minuto passar volte para os 2 minutos de corda, e assim vai. Esse treino, por ser muito intenso é indicado que seja feito apenas durante 15 ou 20 minutos, o que seria entre 5 e 7 sequências.

Conclusão

pular-cordaEntão, agora você sabe que pular corda pode ser muito mais do que uma brincadeira de criança e trazer muitos benefícios para você.

O principal é a resistência e o condicionamento físico que você desenvolve com a prática desse exercício.

Mas, claro, a queima de calorias e a definição muscular é o que atrai tanta gente para essa modalidade.

Portanto, se esse artigo foi útil para você, deixe aqui o seu comentário.

 

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